Este ponto não merece tanta atenção, pois o objetivo é simplesmente a fixação de um tecido de algodão à tábua. Porém é necessário prestar atenção ao tipo de cola a ser empregada neste processo (cola forte).
A função da tela fixada na madeira é a de não deixar que o gesso (levkas) seja aplicado diretamente na tábua, pois com o passar do tempo poderá soltar-se ou, mesmo, reagir com os vapores ácidos que provém naturalmente da tábua e alterar a pintura e o fundo. Também evita que a pintura seja empregada sem qualquer preparação prévia do suporte.
A tela pode ser um pedaço de algodão cru, murim, linho, intertela etc., contando que seja um tecido branco de algodão.
Colagem da tela
Deve-se ter preparado previamente o tecido, cortado
Com uma trincha de cerdas largas deve-se passar uma demão de cola por toda a superfície da tábua, reforçando principalmente os cantos e bordas. Quando a cola iniciar o processo de aderência, cubra toda a tábua com o pedaço de tecido, deixando as sobras em todas as suas extremidades e estique-o bem para não deixar dobras ou bolhas de ar entre o tecido e a tábua.
Aplique outra demão de cola forte aquecida sobre toda a tela, especialmente nas laterais da tábua e deixe secar a sombra durante uma noite.
Quando estiver bem seca, corte as sobras do tecido lixando com uma lixa número 200 ou mais pelos cantos da tábua. Caso este procedimento descole parte do tecido, deverá fazer uma recolagem acrescentando mais cola entre a tábua e o tecido e reforçar com mais cola por cima.