Neste tópico apresentaremos a tipologia dos ícones de Cristo que nos são representados de forma repetida e em vários aspectos. Assim enumeramremos os três tipos básicos: o Emanuel, o Mandilion e o Pantocrator. Num momento posterior apresentaremos os ícones mistéricos, ou seja, aqueles que apresentam os grandes mistérios da vida de Nosso Senhor e Deus Jesus Cristo.
Emanuel
Emanuel

Características Básicas
- Possui traços somáticos de um adolescente quase adulto refulgente de juventude;
- Usa as mesmas vestes do Cristo adulto;
- Sua fronte mais avantajada enfatiza a simbologia da sua inteligência e sabedoria.
Campo de Aplicação
Como vimos na tipologia iconográfica da Mãe de Deus, numerosíssimos ícones marianos (Odighítria, Eleousa, Galaktrotrophousa etc.) estão presentes a figura do Emanuel, dessa forma vemos que a personagem principal não é Maria, mas o Menino que ela leva nos braços.

Cristo é apresentado no tipo Emanuel, que destaca o aspecto temporal de Cristo, no qual ele dá testemunho à verdade da encarnação: o Verbo de Deus que conheceu a idade da infância e da adolescência. Em todas as idades da sua jovem vida, Cristo permanece a mesma Sabedoria hipostática do Pai.
No ícone da Divina Sabedoria, o Emanuel aparece representando a Sabedoria que estava em Deus antes dos séculos. Este ícone possui sua inspiração no capítulo 9, do livro dos Provérbios. Partindo ainda desta inspiração o Emanuel se apresenta nos ícones chamados Anjo (ou Mensageiro) do Grande Conselho.
No ícone da Divina Sabedoria, o Emanuel aparece representando a Sabedoria que estava em Deus antes dos séculos. Este ícone possui sua inspiração no capítulo 9, do livro dos Provérbios. Partindo ainda desta inspiração o Emanuel se apresenta nos ícones chamados Anjo (ou Mensageiro) do Grande Conselho.
Nos ícone da Sinaxe dos Incorpóreos, o Emanuel aparece num escudo e a meio busto, rodeado de anjos. Este ícone é destinado às festas dos anjos, mas a reunião faz pensar numa espécie de decisão comum, anterior à encarnação, de levar ao mundo a notícia do futuro nascimento do seu Senhor e Criador.
Mandilion
Mandilion

Para essa tipologia possui duas tradições apócrifas importantíssimas. A primeira, fala de um retrato de Jesus ainda vivo milagrosamente impresso por Ele num tecido - o Santo Mandilion - e por Ele mesmo enviado ao Rei de Edessa, Abgar V. Este, ao receber o retrato milagroso, teria sido curado da lepra e, posteriormente, ter-se-ia feito cristão com todo o seu reino.
A segunda tradição refere-se à Verônica, que fala do retrato facial de Jesus, a caminho do Calvário, teria estampado milagrosamente no pano que aquela piedosa mulher lhe estendera.
Características Básicas
- Representada frontalmente e sem pescoço;
- Em geral possui o bigode fundido à barba bipartida;
- Sobre a testa escorre uma mexa de cabelo, sinal de pureza e elevação de espírito;

O Mandilion não possui variantes ou subtipos, mas sim uma composição de cena do sagrado Rosto de Cristo, acrescentando ao Mistério outras representações referentes à sua glória.
Pantocrator

Características Básicas
- Representado sempre entronizado, mesmo quando mostrado a meio busto;
- Apresenta o Evangelho na mão esquerda, em formato de livro ou rolo, às vezes aberto ou fechado;
- Sua mão direita permanece em atitude de bênção;
- Possui, em geral, auréola crucífera com as três letras que revelam o nome sagrado de Deus: Aquele que é.
Subtipo ou variante
- Apresenta o Evangelho na mão esquerda, em formato de livro ou rolo, às vezes aberto ou fechado;
- Sua mão direita permanece em atitude de bênção;
- Possui, em geral, auréola crucífera com as três letras que revelam o nome sagrado de Deus: Aquele que é.
Subtipo ou variante
Alguns tipos iconográficos, como O Salvador das Almas e O Salvador e Doador da Vida geralmente trazem o livro fechado.

Há uma grande quantidade de variantes dessa tipologia, mas não são indentificadas pela nomenclatura, quando esta vem escrita, ou pelo que se apresenta escrito no livro quando aberto. As inscrições no livro do Pantocrator, conforme postagem anterior (clique aqui!), geralmente são trechos do livro dos Evangelhos referentes ao Cristo Senhor.
Fonte bibliográfica:
DONADEO, Irmã Maria. Ícones de Cristo e dos Santos, São Paulo: Paulinas, 1997;
DUARTE, Adélio Damasceno. Ícones: E o Verbo se fez rosto e armou sua tenda entre nós, Belo Horizonte: FUMARC, 2003;
GHARIB, Georges. Os Ícones de Cristo: História e Culto. São Paulo: Paulus, 1997;
TREVISAN, Armindo. O Rosto de Cristo: A formação do Imaginário e da Arte Cristã. 2a ed. Porto Alegre: AGE, 2003.
DONADEO, Irmã Maria. Ícones de Cristo e dos Santos, São Paulo: Paulinas, 1997;
DUARTE, Adélio Damasceno. Ícones: E o Verbo se fez rosto e armou sua tenda entre nós, Belo Horizonte: FUMARC, 2003;
GHARIB, Georges. Os Ícones de Cristo: História e Culto. São Paulo: Paulus, 1997;
TREVISAN, Armindo. O Rosto de Cristo: A formação do Imaginário e da Arte Cristã. 2a ed. Porto Alegre: AGE, 2003.
Um comentário:
Muito bom, este post.
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