terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FIGURAS GEOMÉTRICAS

Numa composição de um esquema iconográfico também está presente as figuras geométricas e, cada uma, com um simbolismo específico. Neste ícone abaixo podemos notar a presença de, pelo menos, quatro: o círculo, o quadrado, o triângulo e o losango.


a) O círculo

O círculo possui uma simbologia específica e muito abrangente, sendo o segundo símbolo fundamental, no mesmo grupo a que pertencem o centro, a cruz e o quadrado. O círculo é uma estensão do centro. "O círculo pode simbolizar a divindade considerada não apenas em sua imutabilidade, mas também em sua bondade difundida como origem, substância e consumação de todas as coisas; a tradição cristã dirá: como o alfa e o ômega."

O círculo pode ser encontrado nos ícones da Ascensão de Cristo; Descida ao Hades; Filho Unigênito; Transfiguração; Nimbos ou Auréolas e outros.

b) O quadradro

Em contrapartida ao círculo, o quadrado é o símbolo da terra por oposição ao céu, mas é também, num outro nível, o símbolo do universo criado, terra e céu por oposição ao incriado e ao criador; é a antítese do transcendente.

O quadrado está representado neste ícone do Cristo na Glória acima.

c) O triângulo

Está intimamente ligado ao número três, à Trindade e, consequentemente, à Divindade. O triângulo equilátero, na tradição judaica, simboliza Deus, cujo nome não se pode pronunciar, enquanto que, representado com a ponta invertida (para baixo), simboliza a comunicação da divindade com a humanidade, o diálogo.

O triângulo pode ser percebida nas contruções iconográficas dos ícones da Trindade (de Rublev), da Transfiguração e dos ícones de meio busto.

d) O losango

Símbolo feminino por excelência e, por conseguinte, matriz da vida. Algumas formas apresentam "dois triângulos isósceles adjacentes na base, assim, significariam os contatos e os intercâmbios entre o céu e a terra, entre o mundo superior e o mundo inferior".

Também neste ícone do Cristo na Glória pode ser observado a figura do losângo perfeitamente.


A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

Nenhum comentário: