ÍCONES: “E o verbo se fez rosto e armou sua tenda entre nós...”
Nascido nas Minas Gerais, Adélio Damasceno Duarte dedicou parte de sua vida como Salesiano e como professor em algumas escolas. Atualmente, pai de família, dedica-se aos serviços pastorais em sua paróquia e na Arquidiocese de Belo Horizonte. Acumulou, ao longo de 10 anos, uma rica referência bibliográfica sobre iconografia, editada em português e em outras línguas. Desse banco de referências e com a sua experiência de magistério organizou e compôs este livro de uma forma bastante didática.
Conforme a apresentação e prefácio escrito pelo Arcebispo Metropolitado de Belo Horizonte, Dom Serafim,
“o ícone é o lugar teológico e litúrgico, isto é, faz parte integrante da liturgia, é confissão de fé na Trindade e na Encarnação do Verbo, é caminho eficaz para a descoberta do rosto de Deus no rosto do irmão e para aquele processo, nunca acabado, de divinização (θεώσις) do homem, chamado a refazer em si a imagem e semelhança de Deus, desfiguradas pelo pecado.”
Para tanto, Duarte nos mostra, através da teoria e da espiritualidade, esse processo que faz contemplarmos os santos ícones e recompormos em nós, na primitiva beleza, a imagem do Criador.
Recolhendo informações das demais referências consultadas, Duarte organiza e comenta de forma ampla, colocando a visão da igreja católica de Roma, sempre iluminado pelo Catecismo da Igreja Católica.
Editora: FUMARC
Ano: 2003
Número de páginas: 286
Formato: Médio 15,5 x
Uma boa referência de pesquisa sobre iconografia.
2 comentários:
O livro deve ser muito bom. Parabéns pela divulgação do autor e do seu livro. Essa arte deve ser divulgada. Gostei imenso de ler as definições sobre ícones!
Realmente esse livro deve ser tudo de bom. Eu estou a procura dele não sei como comprar. Preciso dele para minha monografia. Se alguém sabe onde pode ser comprado. mande um e-mail para mim. ir.danielcm@hotmail.com.
Deus abençoe a todos!!
Daniel
Postar um comentário