quarta-feira, 25 de maio de 2011

PREPARAÇÃO DA COLA DE COELHO

Após a seleção e preparação do suporte para o ícone, a próxima operação é o preparo da cola que será utilizada para colar a tela na tábua (cola forte) e na preparação do gesso (cola fraca).

As melhores colas são vendidas sob o nome de colas de pele de coelho (rabittskin glue) e de couro de bezerro (calfskin glue), porém o ideal é uma cola com consistência de uma gelatina muito espessa. Dessa forma, as colas sintéticas são completamente abominadas.

A cola utilizada será a de pele de coelho ou a de palmeira (em algumas localidades é conhecida sob o nome de cola de coqueiro) e dosificada separadamente para alguns usos específicos:

a) cola forte

Coloque 200 gramas de cola em um pote, lata ou panela esmaltada, com 1 litro de água (em temperatura ambiente) de molho por uma noite. No dia seguinte pode-se observar que a cola absorveu a água (hidratação) e se expandiu para cerca de três vezes seu volume seco.

O pote, contendo a cola hidratada, é, então, aquecido em banho-maria até dissolver completamente sem jamais deixar que ferva, pois sua tensão seria imediatamente alterada de modo irregular. Recomenda-se mexer cuidadosamente para não grudar na panela e evitar fervuras.

A aplicação da cola deverá ser quente e este preparo servirá para colar as molduras e a tela na tábua.

Observação: Caso haja impurezas na cola, pode-se filtrá-la com um filtro de nylon ou seda, quando estiver sido dissolvida e ainda quente.
b) cola fraca

Deverá seguir os mesmos passos e cuidados citados anteriormente na preparação da cola forte, porém a proporção será de 80 gramas de cola para 1 litro de água.

A cola fraca será utilizada na preparação do gesso (levkas), ou seja, o fundo do ícone.

Observação: Tanto a cola forte quanto a fraca, por ser um composto natural (de origem vegetal ou animal), após um determinado período de tempo inicia-se um processo de decomposição. A conservação (caso seja necessário) dar-se-á colocando o excedente em um recipiente plástico com tampa e guardando num refrigerador por, no máximo, 2 semanas.


A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

2 comentários:

Sérgio de Barros disse...

Em que tipo de comércio posso achar esta cola? Já perguntei em loja de materiais para construção, mas ninguém conhece essa cola, só alguns mais antigos que lembram de um tipo de cola dissolvida em banho-maria mas não fazem idéia de onde ainda possa ser vendida.

Paz e Bem.

Atelier de Iconografia SANTA CRUZ disse...

Um ótimo lugar que possa te atender, inclusive com frete para toda parte do Brasil, é a Casa do Restaurador; coloquei o link na barra lateral direita.