sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SIMBOLOGIA DAS MÃOS

Um ponto particular nos ícones são as mãos. O iconógrafo se detém no que dizer com as mãos do personagem representado, por isso separei alguns exemplos de mãos para postar aqui.

1. De Jesus Cristo

A mão direita de Cristo, em geral porta uma atitude de benção "à maneira grega", na qual os dedos aparecem em posições bem precisas com significados simbólicos. De fato, os três dedos que se agrupam, lembrando as três Pessoas Divinas (Pai, Filho e Espírito Santo), enquanto que os outros dois dedos proclamam as duas naturezas de Jesus: Divina e Humana.

. . .
Em sua Hermenêutica da Pintura, Dionísio de Furná assim descreve como devem estar posicionados os dedos da mão direita, que abençoa, e o sentido simbólico:

Quando fazes uma mão que abençoa, não una os três dedos juntos, mas une o polegar com o anelar apenas; o dedo chamado indicador e o médio formam o nome IC: com efeito, o idicador forma o I; o dedo médio curvado forma o C; o polegar e o anular que se unem obliquamente e o mínimo que está ao lado do anular, formam o nom e XC; de fato a obliquidade do mínimo, estando do lado do anular, forma a letra X; o mesmo mínimo, que tem curva indica justamente por isso o C; por meio dos dedos, portanto, se forma o nome XC e por esse motivo, pela divina providência do Criador de todas as coisas, os dedos da mão humana foram modelados assim e não foram demais ou de menos, mas em quantidade suficientes para formar este nome.

2. Da Teotókos, dos Santos e dos Anjos

As mãos dos demais personagens representados na iconografia possuem uma linguagem simbólica bastante acentuada. Os símbolos presentes nas mãos dos santos são sinais de suas missões, martírio ou status pelos quais são reconhecidos. Os anjos, por serem mensageiros de Deus entre os homens, trazem o símbolo de sua missão, mas também outros quando representam uma cena específica.

Como os exemplos abaixo:

A mão da Theotókos que segura no seu braço o Emanuel, geralmente encontrada nas imagens do tipo Eleúsa (Glykophilousa, Odighítria, Galaktotrophousa, dentre outras), simboliza - ao mesmo tempo - um pedido de súplica / intercessão e , ainda, indica o seu Filho. Esta última é vista, principalmente, na "Virgem que aponta o Caminho" (Odighítria).

Em outras tipologias da Mãe de Deus, como a Virgem do Sinal, a Orante e outras, vemos uma atitude de oração representada pela mão estendida com a palma voltada para o céu. Alguns santos também aparecem com essa mesma atitude em algumas cenas específicas, como nas representações na fileira da Deésis, quando encontrados em oração elevando seus rogos e súplicas.

O Apóstolo Pedro é representado com uma chave em uma das mãos, lembrando a imposição de Cristo, quando disse: Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o uq eligares na terra será ligado nos céus e o que desligares na terra será desligado nos céus (Mt 16, 19). Enquanto a outra, geralmente, leva consigo o livro, representando assim as duas epístolas canônicas escritos por ele.


Neste exemplo temos um turíbulo simbolizando que o personagem representado deverá ser um diácono. Numa outra situação, alguns anjos e santos podem receber em suas mão este instrumento que poderá ser associado às orações, conforme o Salmo 141, quando reza: Suba a vós minha oração, como incenso da tarde. Assim vemos na mão de S. Pedro, no ícone da "Dormição da Mãe de Deus" (Kóimesis), na mão do Anjo do Apocalipse e em outros.

Uma simbologia particular deve ser atribuída à cruz. Simbolo do martírio para alguns santos, por isso estes a levam em sua mão, prenúncio da morte na qual Jesus deveria morrer e que fora anunciado pelo Arcanjo Miguel, no ícone da "Virgem da Paixão" ou "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro".



A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

2 comentários:

Véra Oliveira disse...

Parabéns pelo blog!
Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Um abraço,
Véra Oliveira

Carmelita Blanco Iconógrafa disse...

Felicidades y muchas gracias Atelier Santa Cruz por todo lo que nos muestras!! que Dios les bendiga