terça-feira, 28 de junho de 2011

LIVRO SOBRE ÍCONES: Bíblia de Tbilise

A vida de Jesus em ícones da Bíblia de Tbilise

Com grande sensibilidade artística e bíblica, Gabriele Bragantini nos apresenta, na introdução à obra e nas notas iconográficas, de maneira poética e profunda, a iconografia da Bíblia de Tbilise (somente àquelas imagens referentes a vida de Jesus).

Utilizando da escrita, Bragantini nos revela imagens, até então ocultas, que parecem sobressaltar aos nossos olhos. Fazendo, de maneira muito harmoniosa, um dueto entre a Palavra e a Imagem (o ícone) e chega a um ápice e nos questiona: "O que seria do Evangelho sem a face de Jesus?". A resposta para essa pergunta é a fundamentação da iconografia cristã: a Encarnação do Verbo.

Com relação ao objeto digno de exposição neste livro, ou seja a própria Bíblia da capital da Geórgia (Tblise), quem nos dá uma boa explicação é o Administrador apostólico do Cáucaso para os Latinos, Giuseppe Pasotto, quando escreve no prefácio: "Na Igreja Catedral de Santa Maria Assunta em Tblise (Geórgia), "a Palavra da Vida" está exposta solenemente no ambão e também em 130 ícones do Antigo e do Novo Testamento, dignamente colocados nas paredes laterais"

A Editora Loyola nos presenteia com trinta reproduções a cores de página inteira desses ícones, que contam a história da vida de Jesus desde o anúncio de seu nascimento até o momento de sua ascensão ao céu, juntamente com os textos bíblicos relevantes e um comentário. Extratos colhidos cuidadosamente a partir dos Pais da Igreja, lançam mais luz sobre cada um dos eventos retratados nos ícones apresentados.
Editora: Loyola
Ano: 2008
Número de páginas: 148
Formato: Brochura - 17 x 24 cm
ISBN: 85-15-03541-0

Este livro de capa dura é ideal para meditação e reflexão, e fará um excelente complemento na biblioteca dos iconógrafos e interessados no assunto.



A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

Nenhum comentário: