Em geral a estilização bizantina apresenta uma composição toda particular. A cabeça mostra certa desproporcionalidade em alguns personagens (p. ex., o Emanuel), porém nestes traços aparentemente irregulares ou desproporcionais surgem explicações de uma riqueza teológico-simbólica ímpar.
A estilização bizantina
A estrutura dos desenhos deve obedecer a uma composição geométrica precisa, formando uma peça harmoniosa segundo a ordem de cada parte.
I. Partes do rosto frontal
a) Os olhos
Obedece a medida de 2 x 1 e sua estilização se caracteriza por uma pupila e uma íris ligeiramente ovais e unidos à pálpebra superior, sem formar uma circunferência completa. A linha da pálpebra superior não pode ser muito baixa, pois expressaria tristeza no olhar. No desenho das pálpebras não se unem, dando assim profundidade no olhar.
b) O nariz
A proporção é basicamente de 3 x 1 sendo desenhado, na parte superior, como um funil, seguindo fino e alargado até formar uma gota levemente voltada para o lado direito de quem olha. A origem do nariz (parte afunilada) é o eixo do rosto, onde se distribui (segundo uma correta proporção) todas as demais partes que o compõe.
c) A boca
É pequena, fina e desenhada de maneira que as linhas não se toquem. A proporção é de 1 x 1 e a linha central que divide o lábio superior do lábio inferior poderá ultrapassar pouca coisa dessa proporção, porém jamais deverá expressar sorriso e será sempre fechada. O lábio inferior deve ser mais grosso que o lábio superior.
d) As orelhas
São raros os ícones que mostram o formato completo das orelhas do personagem representado (geralmente alguns santos), o que mais se destaca é somente o lóbulo inferior, que deve estar alinhado com a ponta do nariz. Caso seja empregado o desenho completo da orelha deverá ter a mesma proporção que o nariz, ou seja, 3x1 e deverá estar unida à linha do rosto.
II. Partes do rosto de meio perfil
a) Os olhos
Para ambos os olhos, a proporção será a mesma de 2 x 1, porém serão invertidos conforme o direcionamento da cabeça. No caso abaixo supõe um rosto voltado para a direita do espectador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário